Pular para o conteúdo principal

2ª edição da Exposição de Arte Alternativa Piauiense: provocar e refletir



Se os últimos anos têm sido de afronta às liberdades artísticas, 2019 já começou com o desmonte da área cultural e artística, áreas que possibilitam desenvolver e observar uma reflexão crítica da sociedade e do próprio existir. No contraponto de resistência, a segunda edição da Exposição de Arte Alternativa Piauiense terá abertura nesta quarta-feira (09/01), na Casa da Cultura de Teresina, às 19 horas, no Centro Histórico de Teresina.

Tendo a sua primeira edição em 2017, a Exposição tinha como objetivo inicial mostrar um lado mais ousado e desconhecido da produção  artística  de nosso Estado. Mas devido aos fortes ataques que os artistas brasileiros vêm  sofreram e com a onda crescente de conservadorismo, o coletivo acabou por tornar-se também um movimento de resistência local frente ao contexto atual.

O evento tem como foco discutir os limites da arte com o público, mostrando-lhe obras que divergem do padrão artístico piauiense e também do que é considerado aceitável por uma determinada parcela da população. Nesta segunda edição serão mostrados mais de 60 trabalhos de mais de 20 artistas participantes, todos eles passeando por temas irreverentes como o bizarro, o erótico, o macabro, e tantos outros que não são  comumente vistos em exposições tradicionais e que farão com que boa parte dos espectadores saia de sua zona de  conforto.

Entre os organizadores estão os artistas Edilberto Sobrinho, Rogério Narciso, Érico Ferry, José de Arimatéa e Pedro Paiva e o publicitário Daniel Cardoso.  A artista Alana Santos, também uma das organizadoras, ressalta a consolidação do projeto nessa segunda edição. “Mostrar trabalhos mais polêmicos e diversos do que a primeira edição. Além de podermos nos consolidar como um movimento de relevância no cenário artístico piauiense, tendo uma maior apreciação por parte do público e boa repercussão também no meio acadêmico. Desejamos também que o público tenha uma experiência estética proveitosa, reflexiva, provocativa, que haja realmente essa troca entre as obras e o público, bem como dos artistas presentes na estreia com o público, estreitando ainda mais essa relação do homem com a arte”, diz Alana.

 Um dos destaques dessa edição, segundo Alana Santos, é maior quantidade de artistas e diversidade de temas e técnicas. “Destacamos a maior quantidade de artistas que irão expor, e consequentemente a maior diversidade estética e crítica das obras. Na primeira edição, por ser uma ideia em desenvolvimento, tanto como conceito em si, como proposta para o público piauiense, a exposição contou com dez artistas locais. Nessa edição, serão mais de 20 artistas locais que produzem suas artes com as mais diferentes técnicas, como pinturas, desenhos, fotografias, colagens, bordados”, informa. 

Quem Participa da Exposição

Artistas participantes: Adriano Lima [L. Zaron]; Alana Santos; Ana Carvalho [Macaco Fotógrafo]; Ayala Lopes; Carlos Calebe de Sousa; Danilo Chamas; Douglas Viana; Edilberto Sobrinho; Elias Gabriel [Graúdo]; Emanuelle de Alencar [Manuarium]; Érico Ferry; João Luiz [João Aranha]; José de Arimateia; Laura Vasconcelos [LAMV]; Luana Araújo; Lucas Martins; Maria Clara Rodrigues; Pedro Henrique Santos; Pedro Paiva; Railane Carvalho; Rogério Narciso; Victor Martins e Vinícius Bandeira.

Mais informações no Instagram: @expodeartealternativa

Imagens: Divulgação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleitos novos titular e suplente para o Conselho Municipal de Cultura no setorial de Literatura.

Nesta quarta-feira (04/12) foram eleitos João Henrique Vieira e Alex Sampaio Nunes como novos Titular e Suplente para o Conselho Municipal de Política Cultural, no setorial de Literatura. A eleição para o CMPC acontece até sexta-feira (06/12), escolhendo representantes de cada segmento. O processo eleitoral acontece na Casa da Cultura de Teresina (ao lado da Praça Saraiva, Centro), por meio de fóruns setoriais para escolha dos titulares e suplentes em cada área. João Henrique Vieira é escritor, jornalista e produtor cultural idealizador do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação. Além da militância na área cultural da cidade, tem textos publicados na Antologia Babaçu Lâmina (Ed. Patuá/ org. Carvalho Junior), revista Garupa, Mallarmagens, jornal O Relevo, entre outros. Formado em Direito, Alex Sampaio Nunes é escritor, palestrante e também compõe o projeto Roda de Poesia. É autor do livro Ressuscito na Cidade Suicida (Ed. Desenredos), por meio do qual...

Trisca: festival de arte com crianças propõe novo jeito de pensar a cidade

[Fonte: Assessoria Trisca Festival] Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, programação traz oficinas, jardim sensorial e atividades na biblioteca Cromwell de Carvalho e Potycabana . [Imagem da edição anterior do evento] Triscar: um verbo comum no imaginário nordestino. Foi dessa brincadeira que surgiu o Trisca Festival – um festival de arte feito por crianças e para crianças. Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro a Biblioteca Cromwell de Carvalho vai se transformar em um grande laboratório com jardim sensorial, intervenções, brincadeiras, exposições e experiências para viver com crianças. A iniciativa é do @_canteiro_, que cria contextos e estratégias de co-existência, tentando pensar a cidade e sua relação entre artistas e sujeitos. “De alguma maneira o festival tem a intenção de começar a ativar em Teresina a ideia de uma programação cultural para crianças, costurando pessoas que estão trabalhando nesse segmento”, destaca Layane Holanda, artista  e produtora cultural à fre...