Pular para o conteúdo principal

Eleição para o Conselho Municipal de Política Cultural



As inscrições para a eleição dos membros do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estão abertas até o dia 20 de novembro. Os procedimentos necessários para a escolha dos representantes da sociedade civil e da comunidade artística para a formação do Conselho estão presentes no edital nº001/2019 – CMPC, disponível no site da Prefeitura de Teresina.

O Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina é um órgão colegiado, de formação igualitária entre o poder público e a sociedade civil, com caráter deliberativo, normativo e consultivo. O principal objetivo do Conselho é prestar assessoria à Prefeitura de Teresina e a Fundação Monsenhor Chaves, na esfera da sua competência, assim como garantir a execução das políticas públicas do município.

“O Conselho é de extrema importância para o município. Ele é paritário e fiscalizador. Temos nove membros da sociedade civil e nove membros do poder público e através da eleição e dos fóruns das entidades civis, a pessoa ou artista que estiver interessada pode se candidatar”, afirma Aci Campelo, presidente do CMPC.

Os respectivos fóruns da sociedade civil aptos a eleger seus representantes juntos ao CMPC são: Artes Visuais; Patrimônio Cultural Material e Natural; Dança; Patrimônio Cultural Imaterial; Áudio Visual; Literatura; Música e Teatro e Dança.

Os interessados em participar dos fóruns devem ser cadastrados no Sistema Municipal de Informações e Indicadores Culturais. Aqueles que ainda não são inscritos, devem procurar a FMC para a realização do cadastro. Já os interessados em se candidatar como representantes das áreas culturais, devem se direcionar à Casa da Cultura de Teresina, pela manhã ou pela tarde, até o dia 20 de novembro para realizar suas inscrições.

Em 16 de dezembro de 2016 foi revogada a lei que originou o Sistema Municipal de Cultura de Teresina, criando também o Conselho Municipal de Política Cultural de Teresina para que a cidade não dependesse somente do processo de integração das políticas culturais do país.

Após realizadas as eleições que definirão os representantes titulares e suplentes, os resultados serão publicados no Diário Oficial do Município de Teresina e no site da Fundação Monsenhor Chaves.



Fonte: FCMC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eleitos novos titular e suplente para o Conselho Municipal de Cultura no setorial de Literatura.

Nesta quarta-feira (04/12) foram eleitos João Henrique Vieira e Alex Sampaio Nunes como novos Titular e Suplente para o Conselho Municipal de Política Cultural, no setorial de Literatura. A eleição para o CMPC acontece até sexta-feira (06/12), escolhendo representantes de cada segmento. O processo eleitoral acontece na Casa da Cultura de Teresina (ao lado da Praça Saraiva, Centro), por meio de fóruns setoriais para escolha dos titulares e suplentes em cada área. João Henrique Vieira é escritor, jornalista e produtor cultural idealizador do projeto Roda de Poesia Tensão, Tesão & Criação. Além da militância na área cultural da cidade, tem textos publicados na Antologia Babaçu Lâmina (Ed. Patuá/ org. Carvalho Junior), revista Garupa, Mallarmagens, jornal O Relevo, entre outros. Formado em Direito, Alex Sampaio Nunes é escritor, palestrante e também compõe o projeto Roda de Poesia. É autor do livro Ressuscito na Cidade Suicida (Ed. Desenredos), por meio do qual...

2ª edição da Exposição de Arte Alternativa Piauiense: provocar e refletir

Se os últimos anos têm sido de afronta às liberdades artísticas, 2019 já começou com o desmonte da área cultural e artística, áreas que possibilitam desenvolver e observar uma reflexão crítica da sociedade e do próprio existir. No contraponto de resistência, a segunda edição da Exposição de Arte Alternativa Piauiense terá abertura nesta quarta-feira (09/01), na Casa da Cultura de Teresina, às 19 horas, no Centro Histórico de Teresina. Tendo a sua primeira edição em 2017, a Exposição tinha como objetivo inicial mostrar um lado mais ousado e desconhecido da produção  artística  de nosso Estado. Mas devido aos fortes ataques que os artistas brasileiros vêm  sofreram e com a onda crescente de conservadorismo, o coletivo acabou por tornar-se também um movimento de resistência local frente ao contexto atual. O evento tem como foco discutir os limites da arte com o público, mostrando-lhe obras que divergem do padrão artístico piauiense e também do q...

Trisca: festival de arte com crianças propõe novo jeito de pensar a cidade

[Fonte: Assessoria Trisca Festival] Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro, programação traz oficinas, jardim sensorial e atividades na biblioteca Cromwell de Carvalho e Potycabana . [Imagem da edição anterior do evento] Triscar: um verbo comum no imaginário nordestino. Foi dessa brincadeira que surgiu o Trisca Festival – um festival de arte feito por crianças e para crianças. Nos dias 14, 15 e 16 de dezembro a Biblioteca Cromwell de Carvalho vai se transformar em um grande laboratório com jardim sensorial, intervenções, brincadeiras, exposições e experiências para viver com crianças. A iniciativa é do @_canteiro_, que cria contextos e estratégias de co-existência, tentando pensar a cidade e sua relação entre artistas e sujeitos. “De alguma maneira o festival tem a intenção de começar a ativar em Teresina a ideia de uma programação cultural para crianças, costurando pessoas que estão trabalhando nesse segmento”, destaca Layane Holanda, artista  e produtora cultural à fre...